Quadrilha que falsificava selo e distribuía pescado irregular é alvo da PF

Imagem: Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (17) a Operação Miraculum Piscis, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida na falsificação de selos de inspeção sanitária e no comércio irregular de pescados em sete estados do país.

Ao todo, são cumpridos 44 mandados de busca e apreensão em residências e empresas de 21 municípios nos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Bahia. A ação conta com apoio do Ministério da Agricultura (MAPA), IBAMA e Receita Estadual de Santa Catarina (SEFAZ).

A investigação começou após uma fiscalização do MAPA identificar, em Penha (SC), selos falsificados do Serviço de Inspeção Federal (SIF). O grupo também utilizava notas fiscais falsas para comercializar os produtos. Conforme apurado, havia adulterações como adição de água, troca ou uso de espécies proibidas, e vendas durante o período de defeso — tudo sem autorização dos órgãos competentes.

Os crimes investigados incluem associação criminosa, falsificação de selo público, falsidade ideológica, uso de documentos falsos, adulteração de alimentos, crimes ambientais, contra a ordem tributária e contrabando. Os valores sonegados podem alcançar cifras milionárias.

Municípios com mandados de busca:

Santa Catarina: 
Penha (7),
Navegantes (5),
Barra Velha (5),
Itajaí (4),
Balneário Piçarras (2),
 Itapema (1),
Gaspar (1),
São José (1)

São Paulo: 
São Paulo (3),
 São João da Boa Vista (2),
Cerquilho (2),
 Guarulhos (1),
Osasco (1),
 Cotia (1)

Rio Grande do Sul: 
Porto Alegre (1),
Novo Hamburgo (1)

Rio de Janeiro: 
Rio de Janeiro (1),
Quissamã (1)

Goiás: 
Goiânia (1),
Aparecida de Goiânia (1)

Paraná:  Curitiba (1)

Bahia:  Salvador (1)

FONTE: CATVE