A formação de um ciclone extratropical deve causar mudanças no clima da região Sul do país a partir da noite desta sexta-feira (20). Com previsão de rajadas de vento de até 70km/h, o fenômeno deve causar temporais em várias cidades e coloca os três estados do Sul em alerta para o risco de alagamentos, quedas de árvores e falta de energia elétrica.
Conforme previsão do Climatempo, o ciclone não deve avançar sobre o continente, porém, os efeitos serão sentidos principalmente nas cidades litorâneas. As rajadas de vento mais fortes devem acontecer na costa norte do Rio Grande do Sul e em municípios catarinenses perto da divisa, conforme o mapa abaixo:
Os principais efeitos do ciclone extratropical devem ser temporais e queda na temperatura. Uma frente fria está prevista para o Sul do país a partir desta sexta (20), primeiro dia do inverno.
Durante o final de semana, a região Sul deve ser marcada por temporais. Neste sábado (21) e domingo (22) várias cidades possuem previsão de chuva, principalmente no Paraná e em Santa Catarina. Já a partir de segunda-feira (23), os três estados da região podem ter temperaturas negativas e até neve.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou nesta sexta-feira (20) o número de mortes pelas enchentes no estado. As chuvas que causaram estragos e transtornos em pelo menos 98 dos 497 municípios gaúchos já provocaram três mortes.
Dados do Governo do Rio Grande do Sul apontam que 4.011 pessoas estão desalojadas em todo o estado e 2.005 desabrigadas estão desabrigadas.
Dentre as prefeituras municipais, a de Jaguari decretou estado de calamidade pública, enquanto as de Agudo; Cacequi; Cerro Branco; Cruzeiro do Sul; Dona Francisca; Nova Palma; Passa Sete e São Sebastião do Caí determinaram situação de emergência.
FONTE: RICTV
0 Comentários