O Mutirão de Empregos da Juventude realizado nesta quarta-feira (13) pela Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, na Agência do Trabalhador de Curitiba, teve 285 candidatos a uma vaga pré-aprovados nas entrevistas conduzidas diretamente pelas empresas. Agora, devem seguir para as próximas etapas dos processos seletivos, como entrevistas técnicas, testes específicos ou exames admissionais.
O Mutirão, que movimentou a Agência do Trabalhador, foi voltado a jovens de 16 a 29 anos em busca do primeiro emprego ou de uma recolocação no mercado de trabalho. Houve a distribuição de 790 senhas. Foram disponibilizadas mais de 1.000 vagas para diversos setores da economia, disponíveis para estágios e programa de Jovem Aprendiz, até posições no regime CLT. A iniciativa contou com a participação de mais de 20 empresas interessadas em contratar de forma imediata.
O secretário do Trabalho, Qualificação e Renda de Paraná, Do Carmo, destaca a importância da ação, que amplia as oportunidades para a juventude. "Eventos como esse mostram que o Paraná está atento às necessidades dos nossos jovens. Além de oferecer vagas, é preciso criar um ambiente que incentive, qualifique e abra portas para quem está dando os primeiros passos no mercado".
AJUDAR A FAMÍLIA - Em busca do seu primeiro emprego, Tiago Fibla viu no mutirão a oportunidade que precisava. "Fiquei sabendo que haveria várias vagas, então vi que a chance de conseguir um emprego seria maior", explicou. A principal motivação, segundo ele, foi poder ajudar a família e contribuir para pagar despesas da casa. Ao final do atendimento, Tiago foi pré-aprovado para uma vaga e não escondeu a alegria. “Saio daqui animado e feliz”.
Para Beatriz Denizette, coordenadora da empresa Rede Estágio, o principal desafio dos jovens é transpor a barreira entre a vida estudantil e o primeiro emprego. "O estágio ajuda o jovem a entender qual é o papel do profissional e funciona como um treinamento para a rotina de trabalho", ressalta.
BALANÇO - Em todo o Estado já foram realizados, em 2025, mais de 100 mutirões, com 23 mil vagas disponíveis e cerca de 10 mil encaminhamentos para emprego. “As ações reforçam o papel da rede estadual de intermediação como um elo eficaz entre quem busca uma colocação e quem precisa contratar, fortalecendo o mercado de trabalho local e promovendo desenvolvimento social de forma descentralizada”, diz o secretário Do Carmo.
Apenas na regional de Curitiba, já foram realizados 27 mutirões, com mais de 17 mil vagas disponibilizadas, mais de 21 mil trabalhadores atendidos e aproximadamente 4.500 encaminhados. A Capital tem sido destaque na promoção de oportunidades diretas para a população, com mutirões temáticos e gerais em diversas áreas da economia.
Fonte: AEN

July
SETR

0 Comentários