Problema de comunicação da força aérea causa atrasos em aeroportos do Sul e Sudeste

CCR Aeroportos

Um problema registrado no sistema de comunicação da Força Aérea Brasileira em Curitiba causou atrasos em voos no Sul e Sudeste do Brasil na manhã desta segunda-feira (18).

Às 12h10, a concessionária CCR Aeroportos informou que, no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, a situação foi normalizada.

"Houve atrasos de voos, mas nenhum cancelamento. A maioria dos atrasos em torno de 20 a 30 min. Passageiros já foram chamados pro embarque", disse em nota.

A RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, apurou que o atraso aconteceu por conta de um problema de comunicação entre o Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), que fica em Curitiba, e aeroportos.

Ainda não há informações sobre quantos voos atrasaram, nem sobre o que exatamente causou o problema.

Em entrevista à RPC, o representante comercial João Carlos Vieira, relatou que estava no aeroporto Afonso Pena com destino a Campinas (SP). O voo dele estava previsto para sair às 10h, mas atrasou. Ele disse que ficou cerca de 1h30 dentro da aeronave.

"A gente até fez o embarque normal às 10h. Às 10h35, que foi o horário mais ou menos de a gente decolar, o avião até chegou ir à cabeceira da pista, mas retornou pro portão e a informação foi de que a gente estava com problema de comunicação com o Cindacta", relatou.

Em Londrina, na região norte do Paraná, um voo com destino a Campinas, que tinha decolagem prevista para 11h05, também atrasou. O atraso durou uma hora e a decolagem aconteceu às 12h05, conforme informou a Motiva, concessionária que administra o aeroporto.

Em Santa Catarina, pelo menos 10 voos tiveram atrasos.

O RIOgaleão, que administra o Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, disse que sete voos registraram atraso. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou que o Aeroporto Santos Dumont, também no Rio, teve dois voos impactados.

Além de São José dos Pinhais, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) disse ter sido informada sobre problemas já solucionados nas frequências de comunicação do aeroporto Bacacheri, em Curitiba, e nos aeroportos de Joinville (SC) Navegantes (SC).

O que é o CINDACTA

O Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA) possui quatro unidades no Brasil.

São unidades da Força Aérea Brasileira responsáveis por gerenciar o tráfego aéreo e a defesa aérea nas respectivas áreas de atuação.

O CINDACTA II é a unidade responsável pelo controle e gerenciamento do espaço aéreo da Região Sul e adjacências e é sediado em Curitiba. Ele presta serviços de gerenciamento de tráfego aéreo, defesa aérea, informações aeronáuticas, meteorologia aeronáutica, telecomunicações aeronáuticas e busca e salvamento.

Atualmente é responsável pela Região de Informação de Voo (FIR) sobrejacente aos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e parte de São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Espírito Santo.

Fonte: G1