O auditório da Associação Empresarial de Francisco Beltrão se tornou em agosto palco de uma história de amor e café. O casal Denise Lima e Eliel Siqueira, vindos do Rio de Janeiro (RJ), desembarcaram na cidade no último dia 11 para compartilhar sua paixão por cafés especiais, a convite do Núcleo da Mulher Empresária da Acefb, participar do Papo de Mulher. Mas a palestra, que prometia ser uma jornada aromática pelo mundo dos grãos, revelou uma história que transcende a bebida: a de um amor que resistiu ao tempo.
Denise, fotógrafa e empresária, e Eliel, contador, já haviam sido namorados na adolescência. No entanto, o destino os separou por mais de dez anos. Cada um seguiu seu caminho, construíram suas vidas, até que um reencontro reacendeu a chama de um romance que parecia ter ficado no passado. A partir daí, o que antes era uma conexão juvenil evoluiu para uma parceria sólida, baseada não apenas na paixão um pelo outro, mas também em um projeto profissional conjunto.
Juntos, eles descobriram um novo interesse em comum: o universo dos cafés especiais. Denise, com seu olhar fotográfico apurado, passou a registrar a beleza e a complexidade desse mundo, enquanto Eliel, com a precisão de um contador, mergulhou nos detalhes do negócio. “Foi um prazer receber mais de 60 mulheres onde compartilhamos com elas o que amamos, que é o café. Falamos desde o plantio do grão até o café que vai para a xícara dos consumidores. Também ensinamos como preparar um bom café para o dia a dia”, disse Denise.
“O destino nos cruzou algumas vezes, lembro de encontrá-la em voos, em ônibus e depois o destino nos afastou. Nos encontramos novamente em 2019, durante a pandemia da Covid, e a gente queria fazer algo que nos unisse ainda mais. Como eu frequentava muito o interior onde meus pais moravam, apresentei a ela a roça. Ela se apaixonou pela natureza e viu que a gente poderia gerenciar o negócio juntos. Foi então que lançamos a marca Grão Kfé durante a festa de encerramento do Campeonato Carioca de futebol desse ano. Agora estamos expandindo a produção com a variedade gourmet e especial”, explica Eliel, contando que ele vem de uma família de colonos que trabalhavam no interior do Rio de Janeiro onde plantavam café. “Há 70 anos meus pais fugiram da escravidão, buscando uma qualidade de vida melhor”.
Benefícios
Conforme Denise, o consumo de café de qualidade previne doenças como o Mal de Alzheimer, além de ser um antioxidante natural que ativa a circulação sanguínea e ajuda na memória das pessoas. “O café, se associado com outras ervas, pode trazer inúmeros benefícios, diferente de um café comum que possui misturas e uma torra muito queimada. Essa torra pode prejudicar o estômago das pessoas, sem dizer que acaba com todos os nutrientes do café”.
Denise reforça que durante a pandemia começou a ler livros e fazer cursos sobre cafés, além de participar de feiras pelo Brasil com seu marido. “Foi quando me encantei e começamos a produzir cafés, no começo, para o consumo em família. Agora compartilhamos nosso conhecimento com quem quer conhecer um café de verdade”, completa Denise.
Relatos de participantes
“Achei super interessante [a palestra], nos fez refletir sobre algo que é comum no nosso dia a dia e as vezes nem paramos para analisar a história do café. Nunca havia participado de um bate papo como esse, foi sensacional, estava tudo impecável”, relata Maiara Kowalek, analista administrativo na Cresol Confederação.
“Foi maravilhoso, o que aprendi com ela foram informações que levarei para a vida. Entender os processos do plantio ao produto final me deixou mais apaixonada por essa bebida. Amei provar os cafés, as degustações, do café tradicional, gourmet e o especial. Eu particularmente apreciei o especial”, opina Hortênsia Medeiros.
“Além de apresentar a marca, a Denise abordou sobre os diferentes tipos de cafés, explicando como acontece todo o processo de seleção dos grãos. É um conhecimento que a gente não tem. Todos os detalhes foram muito bem preparados, principalmente na hora da degustação de cafés com alimentos. Foi uma noite muito especial e nada cansativa”, enaltece a empresária Cristiane Xavier Simões Niedsviecki.
Conheça mais sobre a empresa no site graokfe.com.br e no Instagram @graokfe.
Fonte: Darce Almeida/Acefb

July
Arquivo pessoal

0 Comentários