Os canais Taspio, João Caetano e Paty e Dedé foram excluídos do YouTube nesta quarta-feira (20) porque, segundo a empresa, "violam as políticas de segurança infantil" da plataforma de vídeos. A decisão foi confirmada pela plataforma em nota enviada ao g1, nesta quinta-feira (21).
Conforme apuração do g1, os três moram no Paraná e produzem conteúdos com participação de crianças e adolescentes, com publicações frequentes no YouTube e em redes sociais. Os grupos formados pelos jovens eram chamados de "tropas".
Os perfis estão fora do ar desde a noite de quarta-feira. O YouTube informou por meio de nota que as denúncias são anônimas, feitas pela própria comunidade de usuários da plataforma, e que "outros usuários não sabem quem as enviou".
Os criadores podem contestar a decisão junto à plataforma.
Em nota, a defesa dos quatro envolvidos informou que "não houve qualquer notificação prévia" por parte do YouTube e que o procedimento foi em "em desacordo com a lei, uma vez que não oportunizou aos influenciadores o direito de resposta".
"As produções sempre priorizam o melhor interesse das crianças e adolescentes, que contam com contratos formalizados em nome de seus responsáveis legais, os quais administram os valores decorrentes da atividade artística. Além disso, todos os menores foram submetidos a acompanhamento psicológico, cujas profissionais atestaram que não há qualquer prejuízo, sendo as atividades de gravação, ao contrário, benéficas ao desenvolvimento das crianças", diz o pronunciamento.
Felipe Sápio, conhecido como Taspio, é criador de conteúdo e morador de Londrina, no norte do Paraná. Nas redes sociais, ele somava 12 milhões de seguidores - quando o canal no YouTube estava ativo. Ele nasceu na cidade de São Paulo e mudou-se para o estado vizinho em 2022.
Antes de o canal ser excluído, ele produzia encenações envolvendo crianças e adolescentes com temas como relacionamentos.
João Caetano, também morador de Londrina, somava, até então, 17 milhões de seguidores. Ele produzia vídeos com crianças e adolescentes com temas como manobras de bicicleta e desafios.
Nos vídeos, o criador de conteúdo mostrava carros de luxo e casas de alto padrão.
Fonte: G1

July
Reprodução/Redes Sociais

0 Comentários