Incêndio destrói mais de 800 placas solares após fio energizado cair em Pitanga

Igor Matheus Melo

Uma empresa teve um prejuízo de mais de R$ 700 mil depois que o fio energizado de um poste se rompeu e caiu em cima de placas solares na terça-feira (9) em Pitanga, na região central do Paraná. Assista ao vídeo acima.

Câmeras de segurança mostram que o cabo de energia caiu por volta das 8h45 da manhã. Minutos depois, a empresa entrou em contato com a Copel – companhia responsável pela distribuição de energia no Paraná.

Apesar da solicitação, nenhuma equipe da Copel foi até o local e o fornecimento de energia não foi interrompido.

Por volta das 18h20, um funcionário da empresa notou que o incêndio começou e acionou o Corpo de Bombeiros.

Por conta do risco de choque elétrico, a corporação precisou esperar a chegada de equipes da Copel para realizar o desligamento da energia, para, então, combater o fogo.

Por meio de nota, a Copel informou que registrou ocorrências em razão de tempestades acompanhadas de fortes rajadas de vento que afetaram a rede elétrica da região.

Disse também que Técnicos da companhia entrarão em contato com o cliente nesta quarta-feira para avaliar a situação e apurar os fatos. A empresa não se manifestou sobre a demora para atender a solicitação. Confira a íntegra do posicionamento a seguir.

Pedreiro some após sair para comprar casa: Suspeito do crime mentiu sobre onde estava e foi descoberto por usar tornozeleira eletrônica

Prejuízo duplo

Segundo Regimarck Rubim de Melo, proprietário da empresa que faz o fornecimento de placas solares para geração de energia, mais de 800 produtos foram queimados no incêndio.

Ele explica que alugou um espaço, dentro de uma empresa que fabrica móveis pré-moldados, para armazenar as placas. Segundo Melo, o incêndio gerou inconvenientes não apenas para ele, mas também para o cliente que fez a compra dos produtos.

"É uma cadeia de prejuízo. Eu tenho prejuízo, o meu cliente final vai atrasar o momento em que ele vai ter retorno da usina instalada…", detalha.

O proprietário do espaço afirma que também teve prejuízos financeiros, uma vez que a operação na fábrica de pré-moldados teve que ser paralisada por conta do cabo energizado no local, a fim de proteger a integridade física dos funcionários.

O que diz a Copel?

A Copel informa que registrou ocorrências no seu sistema na região de Pitanga, nesta terça-feira (9), em razão de tempestades acompanhadas de fortes rajadas de vento que afetaram a rede elétrica da região. Técnicos da companhia entrarão em contato com o cliente nesta quarta-feira para avaliar a situação e apurar os fatos.

A Copel reforça que os clientes podem solicitar ressarcimento por eventuais danos a equipamentos, eventualmente causados por questões relacionadas a quedas de energia ou outros fatores que envolvam a rede elétrica.

O pedido deve ser feito no site www.copel.com, na aba Atendimento, opção Ressarcimento de Danos (Solicitação), disponível em ordem alfabética na lista de serviços. O mesmo serviço também pode ser acessado pelo aplicativo Copel, disponível gratuitamente para Android (Google Play) e iOS (App Store).

Em situações de risco à vida ou acidentes com a rede elétrica, o contato deve ser feito pela linha direta da Copel, no 0800 51 00 116 (ligação gratuita). Ao chamar, basta selecionar a opção 1 para emergências.

Fonte: G1