Previsão do tempo: sábado frio e domingo com calor e instabilidade no Paraná

Flávio Martins/Você na RPC

O segundo fim de semana de setembro deve ter termômetros bem variados no Paraná dependendo da região do estado, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental (Simepar).

O órgão aponta que a temperatura mínima pode ser 5ºC, no sábado (13), em cidades do centro-sul, como Palmas, e a máxima pode chegar a 34ºC, no domingo (14), no norte e noroeste, como em Loanda, por exemplo. Veja previsão do tempo por região mais abaixo.

Para o sábado (13), espera-se predomínio de tempo estável sobre o Paraná. No entanto, no domingo (14) o tempo começa a virar, começando pelo sul do estado, e na segunda (15) as chuvas devem se espalhar para todas as regiões paranaenses, explica o Simepar.

"Entre o centro-sul, sudeste, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba (RMC), as temperaturas se aproximarão dos 5 °C no amanhecer de sábado. [...] No norte e noroeste faz calor à tarde. [...] Ainda que as chances sejam baixas, não se descarta completamente a possibilidade para pancadas isoladas de chuva entre as regiões oeste e sudoeste à tarde. No Leste (RMC e litoral) o céu fica com muita nebulosidade, com garoa ocasional", aponta o órgão.

No domingo (14), explica o Simepar, um "cavado meteorológico" - ou seja, uma série de correntes de vento no céu que ajudam a formar as nuvens de tempestade - deve atuar em direção ao Sul do Brasil. Com isso, a instabilidade atmosférica aumenta no Paraná, favorecendo até mesmo o registro de algumas trovoadas, especialmente na metade sul paranaense.

"Já na segunda-feira (15), o avanço de um sistema frontal sobre o oceano, em conjunto com o cavado, contribui para a ocorrência de chuva de forma mais abrangente, com risco para temporais localizados. Na terça-feira (16), as chuvas previstas ocorrem de forma bem pontual e rápida. Ao longo dos três dias, o amanhecer será mais frio entre o centro-sul, Campos Gerais e RMC, com temperaturas perto dos 10ºC. Já as temperaturas máximas ficam acima dos 30ºC nas faixas norte e oeste", destaca o órgão.

Fonte: G1