Estudantes de Cascavel criam calculadora inclusiva Braille Math para pessoas com deficiência visual

Catve.com

No Colégio Agrícola de Cascavel, Centro Estadual de Educação Profissional Agroinovação, estudam Paola Mileny Batista, de 16 anos, e Raquel Ferreira Knakievcz, de 17. Elas são alunas da 2ª série do Ensino Técnico em Agropecuária.

Paola é de Ibema e Raquel é de Santa Maria, distrito de Santa Tereza do Oeste. Elas criaram o Braille Math, uma calculadora inclusiva para pessoas com deficiência visual e com baixa visão.

A ideia do projeto surgiu em sala de aula, em 2024, por meio de um desafio da professora para as alunas. Elas adaptaram uma calculadora convencional com teclas para leitura tátil e respostas em áudio. Os números foram gravados em áudios com as vozes delas.

Por unir em um mesmo equipamento uma solução prática e de baixo custo, proporcionando acessibilidade, inclusão social e tecnologia, daqui alguns meses elas vão representar o Paraná e o Brasil em uma das maiores conferências científicas do mundo nas áreas de Ciência, Engenharia e Tecnologia.

Mas antes de voar para a Índia em 2026, este ano elas têm outro compromisso: a Mostratec, a maior feira da américa latina, em Novo Hamburgo.

As participações foram conquistadas na IV Feira de Ciências, Engenharia e Tecnologia (Fecet), promovida em agosto, no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel, que reuniu estudantes de nove estados do Brasil.

Fonte: Catve.com