No Paraná, mulheres que foram vítimas de violência doméstica podem ter uma chance maior de recomeçar a vida fora do ambiente de agressão por meio do Auxílio Social Mulher Paranaense. O objetivo é proporcionar auxílio financeiro para que as participantes busquem independência financeira, sem dependerem de companheiros.
O cadastro para o programa está disponível inicialmente para mulheres de 16 dos 399 municípios do estado. O auxílio de meio salário-mínimo, de R$ 759, pode ser pago por até 12 meses, a depender do caso.
Segundo informações da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), que fará a gestão do auxílio, as primeiras cidades participantes foram escolhidas por terem uma rede especializada de apoio a mulheres. Há expectativa de ampliação do programa para o próximo ano.
Quando aprovado, o pagamento será feito diretamente à beneficiária, em conta bancária de titularidade dela. O recurso é de uso livre, podendo ser utilizado para aluguel, alimentação, transporte ou outras despesas necessárias ao recomeço da vida longe do agressor.
Regras
Segundo a Semipi, o auxílio poderá ser destinado para mulheres que:
Estão na rede de atendimento das cidades participantes;
Tenham se afastado da residência ou se mudado para outro município, diante do risco iminente de morte ou grave ameaça de morte;
Estejam em situação de violência doméstica ou familiar;
Tiverem medida protetiva de urgência;
Estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica;
Morem no Paraná há pelo menos seis meses.
Ainda segundo a Semipi, será priorizada a concessão do auxílio para mulheres que:
Estejam na condição de vítima de tentativa de feminicídio ou homicídio, lesão corporal grave ou gravíssima, dentro do contexto de violência doméstica;
Forem gestantes ou lactante;
Tenham filhos de zero a seis anos ou dependente com deficiência;
Sejam idosas ou tenham alguma deficiência.
Municípios onde o auxílio às mulheres está disponível
Apucarana
Araucária
Campo Mourão
Cianorte
Foz do Iguaçu
Francisco Beltrão
Guarapuava
Irati
Loanda
Londrina
Maringá
Pinhais
Ponta Grossa
Quatro Barras
São Miguel do Iguaçu
Umuarama
Fonte: G1

Foto: LoloStock via Adobe Stock

0 Comentários