Agepar na Escola fecha primeiro ano com participação de mais de 5 mil estudantes

Foto: SECOM

A Agepar promoveu nesta terça-feira (9) o encerramento da primeira edição do programa Agepar na Escola e a premiação do concurso Boas Práticas. O programa que é uma iniciativa da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná, feita em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), e tem o objetivo de aproximar a Agência da comunidade, estreitando laços e utilizando os alunos como difusores de conhecimentos sobre sustentabilidade, economia circular e gestão de resíduos sólidos.

Neste projeto-piloto foram alcançados 5.498 alunos do 6º ano de 43 escolas públicas participantes, sendo 42 na Capital e um em São José dos Pinhais. Essas unidades foram escolhidas porque já possuem no currículo disciplinas de educação ambiental.

Com foco em dar transparência às atividades realizadas pela Agepar e disseminar ainda mais o conhecimento técnico sobre serviços públicos regulados por ela, por meio de cartilha, os conteúdos discutidos tiveram três eixos temáticos: água (abastecimento e esgotamento sanitário); águas pluviais (drenagem e manejo); e gestão de resíduos sólidos (limpeza urbana e manejo).

As atividades pedagógicas foram realizadas pelos próprios professores das instituições de ensino, que foram capacitados por meio de uma plataforma de Ensino à Distância (EaD), por técnicos da Agepar. Isso garantiu que a linguagem fosse adequada aos estudantes.

"O Agepar na Escola é uma iniciativa fundamental para que a agência esteja mais próxima da comunidade. Este projeto piloto demonstrou resultados expressivos, com grande participação e engajamento dos estudantes e professores. Queremos em 2026 expandir a ação para mais escolas do Paraná”, destacou o diretor-presidente da Agepar, Rubens Bueno.

BOAS PRÁTICAS – Em paralelo a aplicação do conteúdo, foi promovido um concurso com premiação para alunos e professores. Ao todo, foram premiadas as três melhores redações e os três melhores projetos (todos sobre ações que a escola realiza dentro dos eixos temáticos do programa). Os ganhadores, conforme sua colocação, receberam um certificado de participação, uma viagem à Foz do Iguaçu com visita às instalações da Itaipu Binacional, uma visita temática a um dos cafés do Senac e um final de semana no hotel Hotel Sesc Caiobá.

"A primeira edição do programa Agepar na Escola impactou mais de 5 mil crianças, um sucesso extraordinário. Agora queremos ampliar o projeto para todo o Paraná, graças ao empenho e dedicação da nossa equipe. Estou entusiasmada e ansiosa para os resultados ainda maiores que virão em 2026”, destacou a coordenadora Administrativa da Agepar, Eliana Ferreira Hellvig.

Confira os alunos vencedores, professores e seus colégios:

Redação:

1ª Colocada - Jheyne Gabrielly Ribeiro Leal - Hasdrubal Bellegard, C E-Ef M Profis – Professora: Irys Ribeiro C. De Campos.

2º Colocado - Ana Luiza de Oliveira Rocha - Colégio Estadual Marli Queiroz de Azevedo – Professora: Jessica Vanessa Trzaskos

3º Colocado - Armando de Jesus Navarro Vizcaino - Hasdrubal Bellegard, C E-Ef M Profis – Professora: Irys Ribeiro C. De Campos.

Boas práticas:

1ª Colocada - Augusto Biancato Fratin e Cecilia Tortato Dalarmi - Colégio Estadual Padre Claudio Morelli – Professor: Ewaldo Ribeiro Cotting.

2º Colocado - Davi Henrique Mattos de Oliveira, Esther Victoria Rodriguez Gosch e Ana Paula Costa dos Santos - Colégio Estadual Padre Claudio Morelli – Professor: Hugo Henrique Martins.

3º Colocado - Alexandre Sochacki, Augusto Manoel Cadena da Silva e Luisa Teixeira do Nascimento - Colégio Estadual Guatupê - Ensino Fundamental, Médio e Profissional – Professora: Debora Rocha Furmann

PRESENÇAS – Participaram do evento o diretor do Senac PR, Marco Antonio de Oliveira Biss, o assessor da Secretaria de Educação do Paraná, João Guilherme Guimarães, a secretária geral das Microrregiões, Márcia de Oliveira de Amorim, os diretores da Agepar Marcelo Luiz Curado (Administrativo Financeiro), Rejane Maria Scolari (Regulação Econômica) e Sérgio Cequinel Filho (Fiscalização e Qualidade dos Serviços), além de estudantes, pais e mães de alunos, diretores e professores das instituições de ensino.

Fonte: AEN