Uma Lei aprovada esta semana na Câmara de Francisco Beltrão, autoria dos vereadores Cidão Barbiero (presidente) e Tiago Correa, determina a obrigatoriedade para as unidades de pronto atendimento de saúde pública, que prestam atendimento de urgência e emergência, disponibilizarem um painel eletrônico, em local visível, com informações atualizadas sobre o número de pacientes que aguardam consultas, a classificação de risco de cada paciente, a estimativa do tempo de espera para o atendimento médico e o número de atendimentos prestados nas últimas 24 horas.
“Nosso objetivo é assegurar maior transparência na saúde pública do município, garantindo que os cidadãos tenham acesso imediato às informações sobre a fila de espera e a organização dos atendimentos. A medida permitirá que os usuários compreendam melhor a organização dos serviços de saúde, reduzindo a ansiedade, prevenindo conflitos e garantindo um atendimento mais humanizado”, explicam os autores da lei.
Cidão e Tiago relatam que, além disso, vai favorecer o controle social, possibilitando à população acompanhar a eficiência do serviço prestado, bem como para cobrar melhorias, quando necessário, representando um avanço significativo na qualidade e na transparência do atendimento prestado. Após a lei ser sancionada e entrar em vigor, o Executivo terá até 90 dias para fazer a regulamentação e adotar as medidas para a sua plena execução.
Fonte: Assessoria
Foto: Assessoria

0 Comentários