Na manhã de terça-feira, aconteceu na Associação Comercial e Empresarial de Francisco Beltrão (ACEFB) uma importante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Francisco Beltrão (CONDEF), em conjunto com o Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG). Participaram empresas do ramo de danceterias, casas noturnas e bares do município, em um encontro de alinhamento com as forças de segurança locais.
O principal objetivo foi apresentar orientações, esclarecer dúvidas e alinhar procedimentos para garantir a segurança de quem frequenta esses estabelecimentos e também dos empresários.
A presidente do Conseg, Kelly Borghesan, destacou o trabalho realizado pelo Conselho e o propósito de aproximar a população das forças de segurança. Segundo ela, quando ambos trabalham em conjunto, todos são beneficiados, reforçando que a responsabilidade é compartilhada.
O Tenente Vieira, do 21° BPM, falou sobre o trabalho da Polícia Militar e da importância do apoio da população. Ele reforçou pontos como a contratação de segurança privada em eventos, a entrada de menores de idade e as responsabilidades relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas e drogas, além dos cuidados para evitar situações de perturbação do sossego nas proximidades dos estabelecimentos. A Polícia Militar também orientou os empresários sobre a importância de conscientizar os clientes para que não misturem bebida alcoólica e direção, contribuindo para a prevenção de acidentes e para a segurança de todos.
O delegado Anderson Grosso, da 19ª SDP, ressaltou que, conforme a Portaria Nº 003/2011 da Vara da Infância e Juventude, é proibida a entrada ou permanência de crianças e adolescentes menores de 14 anos em casas noturnas. Já adolescentes entre 14 anos completos e 18 anos incompletos possuem regras específicas de porte de identificação, além da proibição do uso de cigarros eletrônicos, drogas e bebidas alcoólicas.
A diretora Geral do SAMU, Kelly Custódio, destacou a importância de os empresários saberem quando e como acionar o serviço, passando as informações corretas. Entre janeiro e novembro, somente em atendimentos em vias públicas em Francisco Beltrão, foram registradas 1.279 chamadas — número que chama a atenção. Ela também alertou para a preocupação com atendimentos a adolescentes e jovens em uso excessivo de álcool e drogas, muitas vezes encontrados desacordados em via pública, o que gera acionamento constante do serviço.
O comandante do Corpo de Bombeiros, Major Fischer, falou sobre as obrigações dos estabelecimentos em manter as licenças atualizadas, especialmente quando há alterações estruturais. Também reforçou as regras para diferentes tipos de eventos e a exigência de brigadistas em ocasiões específicas, conforme determina a legislação.
Ao final do encontro, os empresários puderam esclarecer dúvidas, compreender melhor a legislação vigente e reforçar seu compromisso com a segurança. A certeza é de que esse trabalho integrado entre forças de segurança e os estabelecimentos que promovem eventos traz benefícios significativos para toda a comunidade.
Fonte: Câmara Técnica de Segurança Pública
Foto: Cristian Schio

0 Comentários