Dia 8 de dezembro de 2025, o Ponto de Atendimento ao Empreendedor (PAE) do Sebrae, que funciona dentro da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb), completou uma década de atuação, promovendo o desenvolvimento e a capacitação de empresários e colaboradores na região Sudoeste do Paraná.
A unidade se tornou referência no fortalecimento do empreendedorismo local, oferecendo uma variedade de cursos e treinamentos voltados para o aperfeiçoamento profissional nas áreas da saúde, marketing, oratória, vendas, recursos humanos, administrativo, financeiro, entre outros.
Desde sua inauguração, em 2015, o PAE de Francisco Beltrão, tem se destacado por sua missão de fomentar o conhecimento e a inovação entre os empreendedores. Ao longo desses 10 anos, a unidade já capacitou centenas de pessoas, contribuindo para a formação de uma mão de obra mais qualificada e preparada para os desafios do mercado atual.
Noely Maranho, agente do PAE, ressalta a importância da capacitação contínua. “Capacitar-se é fundamental para o crescimento sustentável dos pequenos negócios. Por isso, no Ponto de Atendimento, oferecemos suporte tanto para o empreendedor quanto para suas equipes. Nosso objetivo é incentivar a atualização constante, promover a inovação e contribuir para uma gestão mais eficiente, com consultorias e oficinas gratuitas. Estamos ao lado de quem empreende, oferecendo conhecimento de qualidade e apoio especializado”.
Futuro
O Ponto de Atendimento ao Empreendedor não apenas celebra seu passado, mas também se prepara para o futuro. Com a criação de novos cursos e especializações programadas para 2026, a Acefb reafirma seu compromisso com o desenvolvimento econômico da região. “Temos cursos para micro e pequenos empreendedores, desde os mais básicos, com linguagem clara aos mais avançados. O PAE vai ao encontro de ajudar aqueles empresários que estão começando seus negócios”, observa Rafael Menegotto, presidente da Acefb.
“O Sebrae e a Acefb são parceiros de longa data em várias ações, entre elas o Ponto de Atendimento. Temos um olhar para os pequenos negócios de Beltrão, levando um portfólio de soluções gratuitas para ajudar os empreendedores se desenvolverem. Essa parceria sólida com a Acefb proporciona aprimorar cada vez mais o ambiente de negócios”, comenta César Colini, gerente da Regional Sul do Sebrae/PR.
“Para nós empresários, é bom contar com essa estrutura dentro da Acefb, com uma equipe qualificada que promove diversos treinamentos para a comunidade empresarial. No caso da Viasoft Pay, nossos colaboradores já participaram de diversos treinamentos”, analisa Alexandre Worliczeck Neto, CEO da Viasoft Pay.
Sayonara Adanski Rodrigues, gestora e sócia administrativa da franquia OdontoTop de Francisco Beltrão, destaca que “a nova estrutura da Acefb nos proporcionou crescimento profissional dentro da OdontoTop, pelas capacitações e treinamentos. E o principal foi o networking realizado entre várias empresas que também são associadas. Ou seja, capacitamos nossos colaboradores e também fizemos captações de novos pacientes”.
Algumas avaliações de participantes em treinamentos
“O curso superou todas as minhas expectativas. Foram dois dias intensos de muito aprendizado, troca de experiências e reflexões valiosas. A condução da instrutora Aline Ribeiro foi simplesmente impecável, didática clara, envolvente e com uma abordagem prática que realmente fez a diferença. Volto para rotina com novas ferramentas, mais consciência e motivação para oferecer um atendimento cada vez mais humanizado”.
“O curso foi além do que eu imaginava, conteúdo atual, dinâmico e totalmente conectado com a realidade do dia a dia. A didática da instrutora foi excelente e o uso do formulário como ferramenta de interação e reflexão fez toda a diferença”.
“Saio desse curso com novos aprendizados, inspirada e com a certeza de que o atendimento de qualidade começa com autoconhecimento e escuta ativa”.
Curso confirmados para 2026
- Reforma Tributária – 27 e 28/1
- Análise de Crédito & Boas Práticas de Cobrança – 24 e 25/2
- Boas Práticas e Manipulação de Alimentos – 26/2
- Atendimento ao Cliente – 24, 25 e 26/3
- Gestão e Liderança – 28, 29 e 30/4
- Vendas e Negociação – 26, 27 e 28/5
- Oratória – 23, 24 e 25/6
- Marketing Digital – 28 e 29/7
- Excel – 25 e 26/8
- RH & Desenvolvimento de Equipe – 22, 23 e 24/9
Fonte: Assessoria
Foto: Assessoria

0 Comentários