Homem que gravava torturas para cobrar dívidas é preso

Foto: Imagem gerada por IA/Reprodução/ND Mais

A Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), por meio da Delegacia de Capturas da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Decap/Deic), prendeu nesta quarta-feira (17) um homem foragido da Justiça do Rio Grande do Sul. Ele é apontado como membro de uma organização criminosa de Caxias do Sul, envolvida em crimes de sequestro, extorsão e tortura.

A prisão ocorreu em Itapema, no Litoral Norte catarinense, onde o suspeito se escondia desde a deflagração da segunda fase da Operação Omertà, conduzida pela 1ª Delegacia de Polícia de Caxias do Sul (PCRS). O nome da operação faz referência ao código de silêncio da máfia italiana, refletindo o modus operandi violento e clandestino do grupo investigado.

De acordo com as investigações, o homem preso em Itapema utilizava ameaças armadas e até incêndios criminosos em residências como forma de intimidação para cobrar dívidas oriundas de agiotagem. Ele é o 12º integrante da organização criminosa capturado desde o início da operação.

Outro envolvido, preso anteriormente em Imbituba, também em Santa Catarina, teve sua prisão temporária convertida em preventiva após novas provas confirmarem sua participação direta em sequestros e torturas. Esse suspeito atuava na logística e na filmagem das agressões.

A Operação Omertà, iniciada após a apreensão de vídeos que mostravam sessões de tortura, já elucidou diversos crimes praticados pelo grupo. As ações incluem invasões domiciliares, ameaças com armas de fogo diante de crianças e uso de instrumentos como bastões e máquinas de choque para agredir vítimas.

A Polícia Civil segue monitorando permanentemente os envolvidos e reforça que denúncias anônimas podem ser feitas pelo número (54) 98414-1808, com garantia de sigilo.

Fonte: ND+