Meteorologistas confirmaram que o fenômeno registrado no domingo (21), no município de Santa Rosa del Monday, no departamento de Alto Paraná, no Paraguai, região que faz divisa com o estado do Paraná, foi um tornado de intensidade moderada. A avaliação técnica indica que os danos observados são compatíveis com ventos superiores a 100 km/h.
Segundo o Portal ABC Color do Paraguai, a confirmação foi feita pelo diretor da Direção de Meteorologia e Hidrologia (DMH) do país vizinho, Eduardo Mingo, que classificou o fenômeno como um tornado F1 na escala Fujita. O evento foi registrado por moradores da zona rural do município.
Segundo Mingo, os dados de monitoramento já indicavam, desde o início, a possibilidade de um tornado dessa categoria.
“A escala Fujita varia de F0 a F5. Neste caso, trata-se de um F1, considerando a curta duração do evento e o nível de destruição observado, associado a ventos entre 100 e 150 km/h”, explicou.
O diretor destacou ainda que a classificação do tornado é realizada de forma indireta, com base na análise dos estragos provocados na área atingida. A partir desses danos, é possível estimar a velocidade dos ventos e confirmar a ocorrência do fenômeno meteorológico.
A região de Alto Paraná é frequentemente monitorada por autoridades meteorológicas por estar próxima à fronteira com o Brasil, especialmente com cidades do oeste do Paraná, onde eventos climáticos severos também costumam ser registrados.
Na região de fronteira onde foi confirmado um tornado no Paraguai, a Defesa Civil registrou diversos pontos de alagamento em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, em razão das fortes chuvas que atingiram a cidade no fim da tarde.
Conforme dados dos pluviômetros automáticos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o volume de chuva acumulado chegou a cerca de 80 milímetros na Região Norte, 43 milímetros na Região Leste e 32 milímetros na Região Sul do município.
Fonte: RICTV
Foto: Reprodução/Redes sociais

0 Comentários