Forças de segurança do Verão Maior Paraná já efetuaram 111 prisões e mais de 150 resgates

Foto: SESP

As forças de segurança do Paraná realizaram 111 prisões e mais de 150 resgates durante os oito primeiros dias do Verão Maior Paraná no Litoral e nos municípios da Costa do Estado. Os dados foram apresentados na tarde deste sábado (27).

“O trabalho está sendo feito de forma integrada e estratégica neste início do Verão Maior Paraná. Todo o investimento do Governo do Estado em tecnologia, como aeronaves, drones e equipamentos de ponta, está sendo aplicado no litoral para ampliar a prevenção, orientar a população e garantir mais segurança para moradores e turistas”, afirmou o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.

A atuação conjunta da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e da Polícia Civil do Paraná (PCPR) resultou em 111 prisões em flagrante. No período, também foram lavrados 125 Termos Circunstanciados (TCIP) e cumpridos 29 mandados de prisão. Durante as ações, as equipes apreenderam 10 armas de fogo. Ainda, foram registrados mais de 1,5 mil chamados atendidos pelo 190.

Além disso, já foram registradas 1.112 autuações de trânsito, 12 acidentes e sete veículos recuperados com alerta de furto ou roubo.

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) fez 156 resgates no mar ao longo do período. O balanço registra ainda 16 casos de afogamento e uma morte confirmada. Paralelamente, os bombeiros intensificaram as ações preventivas, com 3.649 orientações diretas a banhistas nas praias do Litoral.

O atendimento ao cidadão, que inclui esclarecimentos gerais e ações de apoio à população, resultou em 37.082 orientações prestadas e na distribuição de 4.140 pulseiras de identificação, utilizadas principalmente para crianças. Também foram realizadas 19 escoltas, envolvendo 74 pessoas privadas de liberdade, sob responsabilidade da Polícia Penal do Paraná (PPPR).

Já a Polícia Científica do Paraná (PCP) concluiu 173 perícias no período, com exames realizados em diversos aspectos.As ações do Verão Maior Paraná estão concentradas nos municípios de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba, no Litoral, além de Morretes, Antonina e Guaraqueçaba, na região da costa, com o objetivo de reforçar a segurança de moradores e turistas durante a temporada de verão.

Fonte: AEN