Programa federal instala 76 laboratórios de informática em 29 municípios do Paraná

Foto: Peter Neylon/MCom

Com a meta de levar letramento digital a todos os brasileiros e capacitá-los para a era digital, o programa Computadores para Inclusão, do Ministério das Comunicações, criou, em 2025, no Paraná, 76 novos laboratórios de informática em 29 municípios, com a doação de 711 computadores recondicionados por pessoas de baixa renda, alunas do projeto.

O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, disse que a ideia é ampliar cada vez mais o projeto e levar inclusão digital às áreas mais carentes de cada estado brasileiro, por meio da doação de computadores, da capacitação de pessoas nos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs) espalhados pelo Brasil e da criação de laboratórios de informática em associações, instituições, áreas rurais e remotas.

"O programa tem a finalidade de preparar todos os brasileiros para a era digital. Hoje, o acesso a serviços básicos e a bancos é feito por aplicativos. Quem não sabe usar essas ferramentas está excluído de muitos benefícios. A ideia é não deixar nenhuma pessoa excluída desse universo digital e transformar nossa sociedade, tornando-a totalmente conectada", disse.

O programa Computadores para Inclusão conta com Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs) em quase todos os estados brasileiros. Esses espaços recondicionam e transformam em novos equipamentos aqueles que antes eram descartados por bancos e órgãos públicos. Depois de prontos, os computadores são utilizados na criação de laboratórios de informática em escolas públicas, associações, instituições sem fins lucrativos e em localidades rurais e remotas.

A iniciativa do Ministério das Comunicações recebe, nesses mesmos CRCs, pessoas de várias idades, especialmente de baixa renda, para aprenderem a realizar o recondicionamento de computadores. Em contrapartida, saem capacitadas, com formação em cursos de informática, novas tecnologias e manutenção de computadores e celulares, prontas para oportunidades no mercado de trabalho.

Meta superada

Desde a criação do programa, em 2010, já foram doados 67 mil computadores a 1.298 municípios em todo o país, atendendo a 5.342 pontos de inclusão digital. Com essas entregas, o Computadores para Inclusão superou a meta inicial de doar 60 mil equipamentos até o final de 2026.

Ao todo, já foram ofertados 304 cursos nos 27 CRC's que integram o programa, capacitando mais de 66 mil alunos para a era digital.

Nos últimos três anos, foram priorizadas doações para atender populações que vivem em locais de difícil acesso, como territórios quilombolas e aldeias indígenas, além de trabalhadores rurais, extrativistas, pescadores e associações de moradores.

Fonte: CATVE