O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou nesta quarta-feira (14) a 11ª unidade do Poupatempo Paraná em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Localizado no Colombo Park Shopping, o espaço oferece mais de 200 serviços de órgãos estaduais e empresas públicas, facilitando o atendimento ao cidadão. Em todas as unidades em operação, foram realizados mais de 250 mil atendimentos.
“A nossa meta sempre foi deixar a máquina pública mais eficiente, moderna e ágil. O cidadão hoje tem uma vida corrida, então quanto mais o poder público criar mecanismos e ferramentas que facilitem a vida do cidadão, melhor. Por isso estamos implantando o Poupatempo nas principais cidades do Paraná. Colombo é a 11ª a receber esse espaço, e eu tenho certeza que vai ajudar muita gente, desburocratizando e modernizando o atendimento”, comentou o governador.
Ratinho Junior revelou ainda que o Governo trabalha para seguir ampliando a quantidade de opções disponíveis para os cidadãos. “Nós queremos avançar ainda mais: estamos conversando, inclusive, com a Polícia Federal para que, no futuro, até passaporte possa ser feito dentro do Poupatempo”, disse.
O Poupatempo de Colombo funciona das 8h às 17h, no estacionamento do Colombo Park Shopping, na Rua Dorval Ceccon, n.º 664, no bairro Jardim Nossa Sra. de Fátima. O atendimento é feito mediante agendamento prévio realizado pelo site oficial, no aplicativo para sistema Android ou diretamente nos totens disponíveis na unidade.
Para o secretário de Estado das Cidades, Guto Silva, a iniciativa tem como grande virtude contemplar todos os tipos de público ao mesmo tempo. “Para quem é mais tecnológico, o serviço pode estar na palma da mão. Para quem tem mais dificuldade com tecnologia, especialmente os mais idosos, existe o posto presencial, com atendimento avançado”, exemplificou, anunciando ainda que a unidade é apenas uma das novidades previstas para o município. “Colombo vai passar a receber investimentos importantes em serviços: além do Poupatempo, um novo hospital, Detran, Corpo de Bombeiros. Isso consolida a cidade como um polo regional de serviços”, finalizou.
O superintendente-geral de Governança de Serviços e Dados, Leandro Moura, destacou que o principal diferencial desse modelo de atendimento no Paraná é o uso da tecnologia a favor de todos. “O Paraná foi o primeiro a ter o Poupatempo 100% digital, onde a jornada do cidadão pode ser atendida do início ao fim pelo meio virtual, salvo os serviços que demandam atendimento presencial, como de coleta biométrica, de tirar uma foto”, comentou.
O prefeito de Colombo, Helder Lazarotto, fez questão de frisar a importância desse projeto para os municípios e para seus moradores, garantindo comodidade e agilizando a busca por serviços ou documentos. “É um olhar de preocupação e de cuidado com aquilo que a gente tem de mais precioso, que é o tempo. Representa a atenção e o carinho do poder público com a população do Paraná”, falou. “O cidadão consegue sair daqui com os problemas resolvidos ou muito bem encaminhados”, acrescentou.
SERVIÇOS – Com mais de 250 mil atendimentos em 14 unidades (sendo três delas em período de testes), os serviços mais procurados pelos paranaenses no Poupatempo são a emissão da 1ª e 2ª via da Carteira de Identidade Nacional (CIN), documento que substitui o Registro Geral (RG); renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH); e orientações para cadastro no gov.br.
Dentro do rol de serviços que o público pode buscar atendimento estão os relacionados a veículos e motoristas pelo Detran-PR; segunda via de fatura e religação de energia da Copel; adesão à fatura digital da Sanepar; obter mais informações sobre o Casa Fácil Paraná com a Cohapar; entre outros serviços de pelo menos 20 órgãos públicos, entre estaduais e municipais.
Fonte: AEN
Foto: Alessandro Vieira/SESA

0 Comentários