Shows do Verão Maior Paraná atraem mais de 1 milhão de pessoas em duas semanas

Foto: Felipe Henschel/AEN

1,014 milhão de pessoas. Esse é o público que já assistiu aos shows do Verão Maior Paraná no Litoral do Estado nesta temporada, número recorde para menos de duas semanas completas de festival. A marca foi alcançada nesta sexta-feira (16), após os públicos de 105 mil de Gipsy Kings e 36 mil de Gustavo Mioto e Jiraya Uai lotarem as arenas de shows de Matinhos e Pontal do Paraná.

É apenas o segundo final de semana de atrações da edição 2026 do Verão Maior Paraná, mas a quantidade de pessoas já bateu toda a temporada de 2024, quando 995 mil assistiram 23 shows gratuitos, e mais da metade do total de 2025, que registrou público de 1,8 milhão em 33 atrações.

Neste ano, 13 artistas já subiram ao palco, do total de quase 40 atrações, e nesta edição com dois diferenciais: shows internacionais pela primeira vez no Verão Maior Paraná, e três dias de shows por semana em Matinhos, com apresentações nas quintas-feiras e domingos. A expectativa é superar dois milhões de público em 2026.

ABERTURA - Em Matinhos, DJ Alok, que abriu a temporada em 9 de janeiro com um show para 338 mil pessoas, é responsável por cerca de 30% de todo o público que já assistiu alguma das atrações do Verão Maior neste ano. Ele dobrou o até então recorde de Luan Santana em 2025, que levou 164 mil pessoas para Caiobá. No dia seguinte (10), Zé Neto & Cristiano e Jiraya Uai registraram o segundo maior público da história, com 167 mil, e Belo e Jeito Moleque fecharam o primeiro fim de semana no domingo (11), com 152 mil pessoas.

Na última quinta-feira (15), o grupo Roupa Nova reuniu 151 mil pessoas, mais que o dobro do público que a banda levou em 2024 para Matinhos, de 60 mil. Naquele ano, eles também se apresentaram em Pontal do Paraná, com público de 20 mil pessoas. Mesmo somados, não batem o número de 2025. Nesta sexta (16), Gipsy Kings, o primeiro show internacional do Verão Maior Paraná, levou o melhor da rumba catalã para 105 mil pessoas.

Os shows continuam neste sábado (17), com Edson & Hudson e Eduardo Costa subindo ao palco de Matinhos, tocando diversos sucessos da música sertaneja. Tanto a dupla quanto o cantor solo são veteranos do Verão Maior, com a primeira se apresentando em 2020, e o segundo retornando após levar 113 mil pessoas em dois shows em 2025.

PONTAL DO PARANÁ – O palco do Centro de Eventos Marissol, em Pontal, também começou esse ano com públicos gigantes. A abertura ficou com Country Beat e Luan Pereira, na sexta-feira (09), assistidos por 31 mil pessoas. No sábado (10), o pagode de Atitude 67 e Kamisa 10 arrastou ainda mais gente, 34 mil, o segundo maior público da história desse palco, atrás apenas de É o Tchan, com 42 mil em 2024.

No segundo final de semana, também com show em dose dupla, Gustavo Mioto e Jiraya Uai bateram 36 mil pessoas. A programação continua no sábado (17), com os sertanejos Luiz Cláudio & Giuliano e o pagode romântico de Dilsinho.

VEM MAIS POR AÍ – Ao todo, serão cinco finais de semana de shows gratuitos, até 8 de fevereiro, com quase 40 atrações nas areias de Caiobá, em Matinhos, e no Centro de Eventos Marissol, em Pontal do Paraná. Passam ainda pelas arenas do Verão Maior Paraná grandes nomes da música nacional e internacional, como Gusttavo Lima, Ana Castela, Inner Circle, Paralamas do Sucesso, Fernandinho, Gian & Giovani, Zezé di Camargo & Luciano, Raça Negra, entre outros.

Fonte: AEN