Mais de 2,6 mil fósseis de 400 milhões de anos – ou seja, mais antigos que os dinossauros, que surgiram há menos de 250 milhões de anos – foram descobertos durante as obras de uma rede de transmissão de energia elétrica construída entre Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, e Assis, no sudoeste de São Paulo. Veja imagens no vídeo acima.
Para que as torres de alta tensão sejam instaladas, é necessário perfurar o chão - e, devido aos 215 sítios paleontológicos encontrados com material preservado, uma empresa especializada foi contratada para coletar os fósseis.
Os itens foram encaminhados à Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), onde pesquisadores vão estudar os materiais e separar alguns deles para expor no Museu de Ciências Naturais da instituição de ensino.
As escavações foram feitas de abril a dezembro de 2025 ao longo de 300 km e resultaram em 2.650 amostras de fósseis de animais marinhos e terrestres e também de plantas.
As equipes começaram as perfurações em Ponta Grossa e passaram por Tibagi, Telêmaco Borba, Ventania, Curiúva, Ibaiti e Ribeirão do Pinhal. As quatro primeiras cidades ficam na região dos Campos Gerais e as outras três, no norte pioneiro do Paraná.
“Os achados são importantes não só pra gente saber como era a região antes de estarmos aqui... A questão econômica também é importante, pois podemos tirar muitas informações desses fósseis, como petróleo e gás natural, por exemplo", destaca a doutorando em Geografia Iniwara Kurovski Pereira, que integra a equipe de pesquisadores.
Foto: Paulo Roberto Martins/RPC

0 Comentários