Maioria dos brasileiros é favorável ao fim da escala 6x1, aponta pesquisa

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O apoio ao fim da escala 6×1 alcança 73% dos brasileiros, desde que não haja redução salarial. O dado é de pesquisa da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, realizada entre 30 de janeiro e 5 de fevereiro, nas 27 unidades da Federação, com 2.021 entrevistados a partir de 16 anos.

De forma geral, 63% se declararam favoráveis ao encerramento desse modelo de jornada semanal. Quando questionados sobre a possibilidade de diminuição nos salários, o índice de apoio cai para 28%. Outros 40% afirmaram concordar com a mudança apenas se a remuneração for mantida, enquanto 5% disseram não ter opinião formada sobre essa condição.

Entre os 22% que se posicionaram contra o fim da escala 6×1, metade manteve a posição independentemente de eventual impacto salarial. Outros 10% responderam que poderiam rever a opinião caso não houvesse alteração nos vencimentos.

A pesquisa também apontou que 84% defendem ao menos dois dias de descanso por semana para os trabalhadores. O CEO da empresa responsável pelo levantamento, Marcelo Tokarski, disse à Agencia Brasil que 62% dos entrevistados afirmaram ter conhecimento do debate sobre o tema no governo federal e no Congresso Nacional.

“A gente tem de cara 35%, ou seja, uma de cada três pessoas que nunca nem ouviu falar desse negócio. E dos 62% que já ouviram falar, 12% conhecem bem e 50% conhecem mais ou menos”, afirmou Tokarski.

Fonte: RICTV