A Anvisa anunciou nesta sexta-feira (20) um conjunto de determinações sanitárias que envolvem desde medicamentos de alto valor comercial até produtos hormonais e anabolizantes irregulares. As decisões fazem parte de resoluções publicadas pela área de inspeção e fiscalização da agência no Diário Oficial da União e têm validade nacional.
Entre as ações está a identificação de falsificações em medicamentos utilizados para tratamento de diabetes, câncer e procedimentos estéticos. No caso do Mounjaro, a notificação partiu da farmacêutica Eli Lilly, que relatou a circulação de unidades com características diferentes do padrão original, como falhas na impressão da embalagem e alterações no formato da data de validade. O lote foi proibido de ser comercializado, distribuído, armazenado ou utilizado.
Outro medicamento alvo das medidas foi o Enhertu. A fabricante Daiichi Sankyo identificou frascos com tamanho fora do padrão, além de alterações na tampa e sinais de desgaste. A comercialização também foi suspensa.
Já em relação ao Botox, a notificação foi feita pela AbbVie, após divergências entre as datas de fabricação e validade informadas em unidades encontradas no mercado.
Além das falsificações, a agência proibiu a manipulação e venda de implantes hormonais com nesterona em farmácias de manipulação. Segundo o órgão regulador, não há comprovação de segurança e eficácia da substância para esse tipo de uso, o que motivou a retirada dos estoques existentes.
As medidas também incluem apreensão e proibição da venda de diversos anabolizantes e hormônios sem autorização sanitária, que eram divulgados de forma irregular.
A orientação é para que pacientes, clínicas e hospitais verifiquem sempre o número do lote, a condição da embalagem e a procedência dos produtos antes da utilização. Em caso de suspeita, a recomendação é comunicar as autoridades sanitárias.
Fonte: CATVE
Imagem: Valter Campanato/Agência Brasil

0 Comentários