Polícia Federal investiga fraude em licitações e desvio de dinheiro

Foto: Metropoles

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (14/4), a Operação Cítrico para investigar um suposto esquema de fraude em licitações, desvio de recursos públicos para o Comando Vermelhio e lavagem de dinheiro no município de Cabedelo (PB). O prefeito Edvaldo Neto (Avante) foi afastado por determinação judicial.

Ao todo, são cumpridos 21 mandados de busca e apreensão, além de outras medidas cautelares autorizadas pela Justiça.

Segundo a investigação, há indícios de que contratos públicos foram utilizados para beneficiar empresas ligadas ao CV com atuação na região.

De acordo com os investigadores, o grupo teria promovido a contratação fraudulenta de empresas fornecedoras de mão de obra vinculadas ao crime organizado.

A apuração aponta ainda para a infiltração de integrantes da facção em estruturas da Prefeitura de Cabedelo.

A PF também investiga a circulação de recursos públicos que teriam sido desviados em favor do grupo criminoso.

Os contratos administrativos, segundo a investigação, teriam sido usados como ferramenta para manter influência territorial, poder político e até mecanismos de blindagem institucional.

Os elementos reunidos até agora indicam a existência de um consórcio entre os investigados.

Segundo a PF, a articulação teria como objetivo garantir a continuidade de contratos milionários e a distribuição de vantagens ilícitas entre os envolvidos.

Os envolvidos poderão responder por crimes como fraude em licitação, desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro e financiamento de organização criminosa, entre outros que possam surgir no decorrer das apurações.

Fonte: Metropoles