Os municípios do Vale do Ivaí receberão juntos R$ 5.614.930,00 em recursos do Governo do Paraná para fortalecer o atendimento especializado do Sistema Único de Saúde (SUS). O anúncio foi feito pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, que autorizou o repasse de R$ 202,1 milhões aos 399 municípios paranaenses, por meio do Fundo Estadual de Saúde.
Entre os municípios da região, Apucarana, cidade de origem do deputado federal Beto Preto, receberá R$ 2.293.470,00, o maior repasse do Vale do Ivaí.
Ex-secretário de Estado da Saúde, Beto Preto destacou que os recursos são fruto da política municipalista implantada durante sua gestão na Sesa, em parceria com o governador Ratinho Junior.
"Desde que assumimos a Secretaria da Saúde, trabalhamos para fortalecer os municípios, garantindo que os investimentos chegassem diretamente às cidades. Esse modelo municipalista, construído ao lado do governador Ratinho Junior, permitiu ampliar o acesso da população aos serviços especializados e consolidou o Paraná como referência nacional em saúde pública", afirmou o deputado.
No Vale do Ivaí, os recursos serão distribuídos da seguinte forma:
- Apucarana – R$ 2.293.470,00
- Arapuã – R$ 60.741,00
- Ariranha do Ivaí – R$ 39.967,00
- Bom Sucesso – R$ 113.458,00
- Borrazópolis – R$ 132.906,00
Califórnia – R$ 152.371,00
- Cambira – R$ 170.765,00
- Cruzmaltina – R$ 48.790,00
- Faxinal – R$ 282.132,00
- Godoy Moreira – R$ 49.487,00
- Grandes Rios – R$ 93.959,00
- Ivaiporã – R$ 570.622,00
- Jandaia do Sul – R$ 372.810,00
- Kaloré – R$ 79.322,00
- Lidianópolis – R$ 67.779,00
- Lunardelli – R$ 82.688,00
- Marilândia do Sul – R$ 148.937,00
- Mauá da Serra – R$ 164.713,00
- Novo Itacolomi – R$ 54.859,00
- Rio Bom – R$ 54.638,00
- Rosário do Ivaí – R$ 93.228,00
- Sabáudia – R$ 161.687,00
- São João do Ivaí – R$ 180.863,00
- São Pedro do Ivaí – R$ 144.738,00
Os recursos poderão ser utilizados para ampliar consultas, exames e procedimentos especializados, reduzindo filas e fortalecendo o atendimento à população.
Beto Preto ressaltou que Apucarana e todo o Vale do Ivaí sempre estiveram entre as prioridades da política de regionalização da saúde desenvolvida pelo Governo do Estado.
"Tenho um compromisso muito forte com Apucarana e com toda a região do Vale do Ivaí. Como secretário de Estado da Saúde, trabalhamos para descentralizar os investimentos e fortalecer a rede regional. Ver esses recursos chegando aos municípios mostra que esse trabalho continua, beneficiando milhares de famílias e garantindo uma saúde pública cada vez mais eficiente", concluiu o deputado.
Fonte: TN
Foto: Divulgação

0 Comentários