A Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão encerrou o Primeiro Período Legislativo de 2026 nesta terça-feira, dia 14 de julho, com números impressionantes. Mais de 700 matérias tramitaram no Legislativo no semestre, a maioria já deliberada e votada em plenário. “Os nossos vereadores são muito dedicados e comprometidos e isso resulta num trabalho intenso que reflete em benefícios para a nossa comunidade e para o município”, destaca o presidente Cidão Barbiero.
No primeiro semestre foram realizadas 39 Sessões Ordinárias e uma Extraordinária. Tramitaram 46 projetos do Legislativo (de autoria dos vereadores) e 30 do Executivo. Os vereadores apresentaram 35 Moções, 308 Requerimentos e 312 Indicações. Também foi organizada uma Sessão Solene e 7 Audiências Públicas, onde foram debatidos temas de grande relevância, com a participação direta da comunidade.
Além disso foi implantada uma comissão especial que vem acompanhando e cobrando a retirada de fios inutilizados na rede de postes da cidade. Outra prioridade do Legislativo foi a articulação que é mantida de forma permanente para a captação de recursos estaduais e federais para a realização de obras e programas no município, contribuindo diretamente para a manutenção dos investimentos com recursos à fundo perdido.
Medidas para a contenção de gastos
Uma série de medidas adotadas neste ano pela direção da Câmara estão proporcionando uma economia que deve chegar a R$ 2 milhões no decorrer do ano, recursos que podem ser aplicados em áreas prioritárias como saúde, educação, recuperação de ruas e estradas rurais, dentre outros setores.
“Estamos utilizando um percentual do orçamento bem abaixo do previsto na lei. Além disso, reduzimos os cargos comissionados, suspendemos a concessão de diárias para vereadores e servidores, devolvemos dois veículos para a prefeitura, dentre outras ações que adotamos para reduzir os custos do Legislativo”, explica o presidente Cidão Barbiero.
Ele lembra que, historicamente, a Câmara de Francisco Beltrão é uma das mais atuantes e econômicas do Paraná. Neste ano a meta é proporcionar uma economia ainda maior. “Estamos fazendo a nossa parte para que mais recursos possam ser aplicados em ações que beneficiem diretamente a nossa população. Vamos seguir com este objetivo, mas mantendo de forma normal todas as atividades que são atribuição do Legislativo”, explica o presidente Cidão.
Sessões retornam em agosto
As Sessões Ordinárias serão retomadas no dia 3 de agosto, com a abertura do 2º Período Legislativo, que segue até 15 de dezembro, com sessões nas segundas e terças-feiras, às 14h00. Porém, durante o recesso, se tramitar matéria que necessite de votação urgente, serão promovidas Sessões Extraordinárias.
Obedecendo determinação do Regimento Interno, foi formada uma Comissão Representativa, composta por sete vereadores, que poderá ser convocada a qualquer momento, durante o recesso. Integram a comissão os vereadores Cidão Barbiero, Aline Biezus, Maria de Fátima, Junior Nesi, Tiago Correa, Emanuel Venzo e Julio Spada.
Fonte: Assessoria
Foto: Assessoria

0 Comentários