Boi gordo inicia agosto em alta, mas mercado perde intensidade nos dias seguintes

Foto: Reprodução/Giro do Boi.

Os preços do boi gordo e da carne bovina apresentam movimentos distintos no mercado brasileiro em agosto. Enquanto a arroba perdeu parte da força registrada no fim de julho, a carne comercializada no atacado da Grande São Paulo mantém preços firmes, segundo análise do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

De acordo com o centro de pesquisas, o mercado do boi gordo começou agosto ainda aquecido, dando continuidade ao movimento observado nas últimas semanas de julho. Ao longo do mês, porém, as negociações perderam força.

A mudança está relacionada principalmente à menor necessidade dos frigoríficos de adquirir novos lotes de animais no mercado spot. Com uma demanda menor por compras imediatas, a pressão sobre as cotações da arroba diminuiu.

Apesar desse cenário, o Cepea destaca que os preços do boi gordo permanecem em patamares elevados.

Carne bovina mantém preços firmes

No atacado da Grande São Paulo, o comportamento é diferente. Os preços da carne bovina continuam sustentados em agosto, mesmo diante da perda de força observada nas negociações do boi gordo.

O cenário mostra, portanto, um descolamento entre as duas pontas da cadeia neste mês: enquanto o mercado do animal vivo encontra maior resistência para novas altas, os valores da carne bovina seguem firmes no atacado paulista.



Fonte: Canal Rural