Em alusão ao Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da amamentação e do acompanhamento profissional. A rede pública de Francisco Beltrão conta com equipes de odontologia que orientam as famílias e contribuem para os cuidados com a saúde bucal de bebês e crianças.
A odontóloga Kelly Cristina Presotto, do Centro de Saúde da Cidade Norte, destaca que dificuldades na amamentação podem levar à interrupção do aleitamento. Por isso, a avaliação profissional é importante quando o bebê apresenta dificuldade na pega, cansa durante as mamadas ou quando a mãe tem fissuras nos mamilos. “Nos seis primeiros meses, a recomendação é a amamentação exclusiva. Quando existem dificuldades, é importante procurar um profissional capacitado para orientar a família”, afirma. Segundo Kelly, a amamentação também contribui para o desenvolvimento dos músculos e ossos da face e pode influenciar no posicionamento dos dentes. “A amamentação natural acaba sendo uma fisioterapia natural que o bebê faz durante a mamada”, observa.
Freio lingual pode interferir na amamentação
Uma das situações que pode dificultar a amamentação é o freio lingual alterado, conhecido popularmente como “língua presa”. A condição pode interferir na pega, na sucção e na deglutição. No entanto, nem toda dificuldade para amamentar está relacionada ao freio lingual. “É importante que a avaliação seja feita por um profissional capacitado, que pode ser um odontólogo, pediatra ou fonoaudiólogo, para identificar a causa e, se necessário, realizar o encaminhamento adequado”, orienta Kelly.
A odontóloga Anna Victoria Costa Serique também destaca a importância do acolhimento e da orientação às famílias. “Nossa intenção é apoiar a amamentação e orientar sobre as possíveis dificuldades. A saúde bucal começa desde cedo e a amamentação contribui para o desenvolvimento e a qualidade de vida da criança”, explica.
Atendimento odontológico
A coordenadora de Saúde Bucal, Alexandra Gehlen, explica que o município vem fortalecendo a rede de atendimento odontológico para bebês e crianças. “As famílias podem procurar a unidade de saúde de referência do bairro onde residem para receber o primeiro atendimento odontológico. Quando houver necessidade, a criança será encaminhada ao Centro de Saúde da Cidade Norte, o conhecido "18 Horas”, onde receberá atendimento especializado. Quando houver indicação, o procedimento necessário poderá ser realizado no próprio dia da consulta no Centro de Saúde da Cidade Norte”, explica Alexandra.
Fonte: Assessoria
Foto: Assessoria

0 Comentários