A ponte que liga a comunidade de Menino Jesus às localidades de Nova Concórdia e Rio do Mato, no interior de Francisco Beltrão, permanecerá totalmente interditada após uma avaliação técnica apontar comprometimento da estrutura e risco de colapso.
A vistoria foi realizada na sexta-feira (30), após a ponte ser danificada pelas fortes chuvas da semana passada. O laudo recomenda que nenhum tipo de veículo ou pedestre utilize a passagem até que sejam feitas as intervenções necessárias e uma nova avaliação confirme a segurança.
A estrutura já havia sido interditada preventivamente, mas a sinalização foi retirada por algumas pessoas durante a semana. Diante disso, equipes da Secretaria Municipal de Interior retornaram ao local e reforçaram o bloqueio. A orientação é que a população respeite a interdição, já que a passagem da água, que chegou a ficar mais de três metros acima da ponte, pode ter comprometido partes que não são visíveis.
A Secretaria de Interior também alerta para os riscos em outros pontos das estradas rurais, principalmente onde bueiros foram danificados pela força da água. Dois deles chegaram a romper durante as chuvas. A recomendação é redobrar a atenção em trechos alagados e não atravessar locais sem conhecer as condições da passagem.
Novos estudos deverão apontar se a ponte poderá ser recuperada, reforçada ou se será necessária a substituição da estrutura.
A Defesa Civil reforça que situações de emergência devem ser comunicadas pelo telefone 199 ou pelo Corpo de Bombeiros, no 193. Também está disponível o WhatsApp da Defesa Civil: (46) 99133-5169.
Fonte: Assessoria
Foto: Assessoria

0 Comentários