Paraná busca parcerias na Ásia para desenvolver ciência e tecnologia no setor agropecuário

Foto: SETI-PR

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), integra a comitiva do Brasil que participa da Semana de Cooperação e Intercâmbio entre Cidades Amigas Internacionais de Shandong 2025, na cidade de Jinan, localizada na região Leste da China. O evento, que começou na terça-feira (27), reúne delegações de 47 países para dialogar sobre temas relacionados a tecnologias, sustentabilidade e desenvolvimento econômico, entre outras áreas, com foco em parcerias globais de alto impacto.

A Província de Shandong estabeleceu 702 cooperações com 106 países nas últimas quatro décadas, abrangendo educação, agricultura, comércio e saúde. Reconhecida como importante polo agrícola e terceira maior economia da China, a região registrou um produto interno bruto (PIB) de 1,3 trilhão de dólares em 2024, equivalente a R$ 7,3 trilhões, na cotação atual. Nesse cenário, o Paraná busca oportunidades de cooperação em setores prioritários, com destaque para a inovação tecnológica no agronegócio.

O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, que representa o governo estadual na comitiva brasileira, destaca a cooperação científica internacional para potencializar a matriz produtiva. “A ideia é que possamos estreitar essa rede de relacionamento e colaboração em pesquisa, para validação de metodologias e de processos produtivos para incrementar a produção de grãos no território paranaense, a fim de atender, sobretudo, ao crescente mercado chinês e à demanda por alimentos no mundo”, afirma.

Consolidado pela diversidade agrícola, além de ser um importante centro de exportação, o Paraná integra uma delegação em conjunto com o Governo da Hungria, país da Europa que desenvolve pesquisas aplicadas ao processo de pré-colheita de grãos e frutas, voltadas para técnicas de manejo sustentável. O intuito é expandir esses estudos para o Brasil, a partir de uma parceria com o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), empresa pública vinculada à Seti, que é referência em transferência de tecnologia e no desenvolvimento de soluções inovadoras.

Tecpar moderniza infraestrutura de laboratórios para ampliar produção tecnológica

NOVAS OPORTUNIDADES – Para além da área de ciência e tecnologia, essa missão internacional pretende prospectar novas oportunidades para as cooperativas e produtores paranaenses, com ganho nas exportações de grãos do Brasil para China. A Seti fará a ponte com os demais órgãos de governo, incluindo a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e a Invest Paraná, agência de promoção e atração de investimentos ligada à Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Seic).

AGENDA – A agenda oficial do Governo do Paraná na China, nesta semana, contempla visitas a instituições de pesquisa em diferentes cidades da Província de Shandong. Na segunda-feira (26), o secretário Aldo Bona e o assessor Paulo Schmidt estiveram na cidade de Taian para a assinatura de um memorando com a Universidade Agrícola de Shandong, instituição de ensino superior centenária, reconhecida pelos estudos científicos nas áreas de biotecnologia e mecanização agrícola.

Centro Pompidou Paraná: Estado oficializa parceria para instalação de museu em Foz do Iguaçu

Em Jinan, foi firmado um memorando de entendimento com a Academia de Ciências Agrícolas da Província de Shandong, uma das principais instituições chinesas dedicadas ao avanço científico e tecnológico no campo do desenvolvimento agrário. Nesta quarta-feira (28), os representantes do Paraná estarão na cidade de Zibo, onde serão recebidos pelos vice-reitores da Universidade de Tecnologia de Shandong e do Instituto Vocacional Zibo, para discutir possibilidades de acordos de cooperação.

A programação será finalizada em Qingdao, cidade portuária localizada na Península de Xantum, sede de importantes centros de pesquisa e inovação da China. O secretário Aldo Bona visitará o Grupo Shandong Port, que administra e opera os três principais terminais portuários da Província de Shandong: Porto de Qingdao; Porto de Rizhao; e Porto de Yantai. Como último compromisso da agenda está prevista uma reunião no Grupo Hisense, multinacional chinesa especializada em eletrônicos, líder na fabricação de televisores.

Estado nomeia mais 21 docentes para a Universidade Estadual de Maringá

JAPÃO – No sábado (31), o assessor Paulo Schmidt, que atua na área de Relações Institucionais e Cooperação Internacional da Seti, embarca para Osaka, na região de Kansai, no Centro-Sul da ilha principal do Japão. O objetivo é dar continuidade às tratativas de acordos bilaterais com a Universidade de Tsukuba e o Centro Internacional de Pesquisa em Ciências Agrárias do Japão (Jircas). Em março deste ano, representantes dessas instituições estiveram em comitiva no Paraná para conhecer as estruturas acadêmicas das universidades estaduais.

A agenda se estende até 4 de junho, com previsão de encontros com representantes de outros centros de pesquisa japoneses. Estão previstas reuniões com a Organização Nacional de Pesquisa em Agricultura e Alimentos (Naro) e a Universidade de Utsunomiya, além de uma visita às plantas de compostagem da empresa Kyowa Kako, referência em processos de tratamento de resíduos orgânicos.

No ano passado, o Governo do Paraná formalizou um memorando de entendimento com essa empresa japonesa para o uso de biotecnologia incorporada ao processo de compostagem. Como resultado dessa parceria, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está estruturando uma rede de pesquisa com o apoio da Seti para transformar compostos orgânicos, como o lodo de esgoto, em fertilizante organomineral. O material poderá ser utilizado como insumo na agricultura e na agroindústria, reduzindo a dependência de fertilizantes importados.

Fonte: AEN