O frio espantou os doadores de sangue no Hemocentro de Cascavel. Muitas poltronas estão vazias. Mas, assim como em qualquer época do ano, as bolsas de sangue continuam sendo extremamente necessárias. No local, os estoques, principalmente dos tipos O negativo e A negativo, já começaram a baixar.
Pode até estar frio, mas aqueles que realizam a doação, saem do local com o coração quentinho.
Onde e em qual horário pode doar?
No Hemocentro, o horário de coleta é de segunda a sábado, das 7h30 até às 17h30.
Como doar?
A doação pode ser agendada pelo telefone 45 32264549, ou pelo site do Hemepar www.saude.br. gov.br /doação.
Quem pode doar?
No site do Hemeoar tem todas as orientações de quem pode e não pode doar sangue.
Ter entre 16 (autorização legal de pais e responsáveis) e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos);
Pesar no mínimo 50kg;
Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas antes da doação;
Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação;
Vamos bater mais um recorde?
Em dezembro do ano passado, em apenas um dia, o Homecentro de Cascavel recebeu 35 doações de sangue O negativo. Em 19 anos, esse é a primeira vez que a unidade recebeu tantos doadores desse tipo sanguíneo.
Nas redes sociais da unidade, a assistente social do Hemocentro responsável pela captação de doares, Eliane, agradeceu a todos que foram na sexta-feira (27) fazer a doação.
Além dessas doações de O negativo, mais 105 pessoas de outros tipos sanguíneos também foram doar. O limite que o Hemocentro atende por dia é de cerca de 70 coletas, mas desta vez o número foi maior.
No entanto, apesar do recorde de doadores O negativo, o estoque ainda é considerado baixo. Para se ter um parecer bom, são necessárias 50 bolsas de sangue. Por isso, ainda é muito importante que a população continue com as doações.
Fonte: Catve

Gabriela
Foto: CATVE

0 Comentários