Traficante do CV conhecido como RD do Barbante mata miliciano durante jogo

Reprodução

mandante da execução do miliciano Dionatan Clemente dos Santos, de 37 anos, durante um jogo de futebol na zona oeste do Rio de Janeiro é o traficante do Comando Vermelho (CV) Rodney Lima de Freitas, conhecido como RD do Barbante ou “Gaguinho” . O crime foi cometido na tarde desse domingo (1º/6).

RD do Barbante é um ex-miliciano. Ele foi soldado de Luís Antonio da Silva Braga, o Zinho, um faccionado que agia na Favela do Barbante, em Inhoaíba (RJ).

Zinho se entregou à Polícia Federal em dezembro de 2023, e RD trocou de lado e passou a integrar o tráfico. Bastante conhecido, RD do Barbante também já teria forjado a própria morte para despistar a polícia.

Ele é suspeito de envolvimento na morte de um homem, em 2024, executado no Barbante. Segundo dados da investigação, RD e outros três acusados, armados de fuzis e pistolas, renderam um casal. A mulher foi obrigada a correr, enquanto a outra vítima foi colocada no porta-malas de um carro e executada.

Suspeito de envolvimento na morte de um policial da Core

Em abril deste ano, o traficante estava com dois mandados de prisão expedidos pela Justiça do Rio de Janeiro. Ele é suspeito de envolvimento na morte do policial João Pedro Marquini, de 38 anos, da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). O homem assassinado com pelo menos cinco tiros na Serra da Grota Funda (RJ).

Na mesma ocasião, a mulher do agente, a juíza Tula Mello, do 3º Tribunal do Júri da Capital, vinha logo atrás e também teve o carro por disparos. Como o veículo é blindado, ela não ficou ferida.

De acordo com a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ), o grupo RD tem o objetivo de participar de invasões em territórios controlados pela milícia, na zona oeste, entre eles Guaratiba e Santa Cruz.

FONTE: METROPOLES