Dia dos Namorados: Procon orienta consumidores sobre prazos de entrega e troca de presentes

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Com a expectativa de movimentar o mercado e lotar bares e restaurantes, o Dia dos Namorados será celebrado no Brasil nesta quinta-feira (12). A data é a terceira que mais movimenta o comércio, depois do Natal e do Dia das Mães, e os consumidores precisam ficar atentos a alguns detalhes para evitar contratempos.

A começar pela pesquisa de preços, que, de acordo com o Procon-PR, vinculado à Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania, deve incluir as formas de pagamento, uma vez que a legislação autoriza a cobrança de valores diferenciados conforme o meio escolhido pelo consumidor.

O órgão de defesa também sugere atenção ao prazo de entrega em casos de compras online, pois, devido ao grande volume de vendas, pode haver atrasos.

Paraná tem crescimento de 21,35% no saldo de empresas nos 5 primeiros meses de 2025

Outro ponto sensível das relações comerciais é referente às trocas de mercadorias. Se a compra for feita em lojas físicas, é fundamental verificar quais são as condições, já que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a depender do motivo, as trocas não são obrigatórias nesta modalidade de venda. “Esse cuidado é muito importante, pois nem todas as lojas físicas têm a troca de produtos como política de atendimento quando a queixa não envolve defeitos no produto”, explica o secretário da Justiça e Cidadania, Valdemar Bernardo Jorge.

A coordenadora do Procon-PR, Claudia Silvano, orienta que o consumidor peça tais informações por escrito. “A troca precisa ser combinada no momento da compra e tais informações devem ser entregues por escrito ao consumidor, incluindo eventuais exigências, como produto com etiqueta ou acompanhado da embalagem, como no caso de calçados”, diz.

Se a escolha para presentear for por eletrônicos ou eletrodomésticos, o estabelecimento é obrigado a entregar junto com o produto o manual de instruções em português. Claudia Silvano também lembra que na hora da compra deve ser solicitado um teste para avaliar se o aparelho está funcionando adequadamente.

Nota Paraná: moradora de Cascavel leva prêmio de R$ 100 mil e curitibana ganha R$ 50 mil

Procedência, embalagens e taxa de entrega, ainda, são elementos que pedem atenção, pois afetam o preço final. Mesmo que não estejam na embalagem original, os produtos precisam ter etiquetas com as informações obrigatórias, como composição e prazo de validade.

E se a opção for um jantar romântico, o consumidor deve saber que nessas datas, em razão do grande movimento, os restaurantes não fazem reservas. Assim, é possível que haja filas e tempo de espera.

Em todo caso, Claudia Silvano afirma que pedir nota fiscal é imprescindível, pois é esse documento que possibilitará a formalização de uma reclamação, caso necessário. Os canais de atendimento estão disponíveis através deste link.

Fonte: AEN